SANTO DOMINGO - O Haiti precisa de um programa de ajuda internacional de 2 bilhões de dólares anuais durante un período total de cinco anos para avançar em sua reconstrucão e no fortalecimento de suas instituições, disse o presidente dominicano Leonel Fernández nessa segunda-feira. "Vimos que o Haiti talvez precise de uns 2 bilhões de dólares ao ano", afirmou Fernández ao comentar os debates do primeiro encontro internacional realizado nessa segunda-feira em Santo Domingo para avaliar a reconstrução do Haiti atingido por um terremoto da última terça-feira.
"Estaríamos falando de um programa de cinco anos de uns 10 bilhões de dólares", precisou o presidente.
Fernández advertiu que para que a ajuda seja efetiva é necessário "conquistar uma convergência no plano internacional" e "uma coordenação interna para sua atuação", como a criação ou o fortalecimento de uma autoridade central no Haiti.
"Em primeiro lugar a ajuda humanitária imediata deve continuar, mas há problemas logísticos que devem ser solucionados", afirmou Fernández. "O que foi reclamado é uma autoridade central no Haiti que faça fluir a assistência que está chegando para que o impacto da ajuda humanitária surta o efeito desejado", insistiu.
Fernández assinalou ainda que durante a reunião, em que participaram o presidente haitiano René Préval junto a outros chefes de governo e funcionários internacionais, foi exposta a ideia de que se realize uma avaliação do impacto econômimo que o terremoto deixou no Haiti assim como um registro das necessidades mais urgentes.