Mundo

ONU pede aumento de soldados e policiais no Haiti

postado em 18/01/2010 18:39
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu hoje (18) um contingente adicional de 3.500 homens entre soldados e forças policias para atuar no Haiti. De acordo com ele, serão necessários mais 1.500 homens para as forças policias e 2.000 soldados para reforçar a missão de paz no país, após o terremoto do último dia 12.

Ele também ressaltou a necessidade de resolver os pontos de estrangulamento, para que a ajuda humanitária possa chegar aos atingidos o mais rápido possível. Depois, segundo Ban Ki-moon, é necessário coordenar bem essa ajuda.

De acordo com a ONU, a Missão de Estabilização do Haiti (Minustah) concordou em criar divisões de responsabilidades como segurança e apoio humanitário. Para isso, na opinião do secretário-geral, deve aumentar o contingente das tropas da ONU no país. A missão de paz é coordenada pelo Brasil desde 2004, quando o então presidente haitiano, Jean Bertrand Aristide foi deposto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação