Agência France-Presse
postado em 19/01/2010 14:47
Cento e noventa e duas pessoas morreram nos novos confrontos entre cristãos e muçulmanos na cidade de Khos, centro da Nigéria.
"Recebemos 156 corpos esta manhã e outros 36 esta tarde. No total, temos 192 cadáveres", informou o chefe da mesquita central de Khos, o imã Balarabe Dawud.
No fim de semana, 26 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas nos enfrentamentos registrados em Khos.
Segundo fontes dos serviços de segurança, os confrontos explodiram devido à construção de uma mesquita no bairro de Nassarawa Gwom, de maioria cristã.
As autoridades impuseram no domingo um toque de recolher.
A Nigéria, o país mais povoado da África com 150 milhões de habitantes, sofre com frequentes violências entre muçulmanos do norte e cristãos do sul, especialmente nos Estados do centro e do norte, onde as comunidades religiosas têm dificuldade para coexistir.
A cidade de Khos está situada entre o norte majoritariamente muçulmano e o sul cristão.
Em novembro de 2008, centenas de pessoas morreram entre dois dias de confrontos entre cristãos e muçulmanos. As fontes oficiais falam de 200 mortos, mas outras fontes acreditam que o número chegou a 400.
No mês passado, pelo menos 70 pessoas morreram em confrontos entre as forças de segurança e membros de uma seita radical islamita no estado de Bauchi (norte).
Outra seita, a Boko Haram, que significa "Educação ocidental é um pecado", iniciou em julho passado uma insurreição no estado de Borno. Cerca de 800 pessoas morreram quando as forças de segurança intervieram para conter os rebeldes.