Agência France-Presse
postado em 20/01/2010 08:35
O republicano Scott Brown conquistou na madrugada desta quarta-feira (20/01) a vaga de Massachussets que pertencia ao falecido senador Ted Kennedy, em um duro revés político para o presidente Barack Obama.
[SAIBAMAIS]Com mais de 97% dos votos apurados, Brown venceu com 52% diante da adversária democrata Martha Coakley, que obteve 46%.
A vitória de Brown põe fim à maioria de 60% dos democratas no Senado federal, uma arma crucial para que Obama conseguisse aprovar seu programa de reformas nas áreas da saúde, meio ambiente e finanças.
A Casa Branca admitiu que Obama ficou surpreso, frustrado e descontente com o resultado, mas que ligou para o vencedor para felicitá-lo.
No começo, a sorte parecia estar do lado da candidata democrata, mas, na reta final da campanha, Scott Brown conseguiu superá-la nas intenções de voto, segundo algumas pesquisas.
Figura chave do partido democrata, Ted Kennedy, irmão do presidente assassinado John F. Kennedy, morreu no dia 25 de agosto aos 77 anos, vítima de um câncer no cérebro.
Atualmente, os democratas tinham 60 das 100 cadeiras do Senado, e podiam aprovar seus projetos sem depender dos votos republicanos.
Assim, a reforma da saúde foi aprovada no dia 24 de dezembro na primeira votação. Se, no entanto, os democratas perderem o assento disputado nesta terça em Massachusets, a reforma corre o risco de fracassar em um segundo pleito.
No domingo, Obama fez uma visita relâmpago a Boston para apoiar Coakley em sua campanha eleitoral. Diante de simpatizantes democratas, Obama disse que estarão em jogo nas eleições iniciativas cruciais de seu mandato, iniciado há um ano, entre elas a reforma do sistema de saúde, o combate ao aquecimento global e a reestruturação do sistema financeiro.