postado em 20/01/2010 16:08
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, conversou por telefone com o presidente do Senado, José Sarney, para que votem um projeto de decreto do governo para enviar mais 800 militares ao Haiti. O intuito de intensificar a ajuda na segurança após os terremotos que devastaram a capital do país, Porto Príncipe, será votado na próxima segunda-feira pela comissão representativa do Congresso.
[SAIBAMAIS]A informação confirmada pela assessoria do Senado Federal diz que o poder Executivo, requisitou o envio de 700 homens do Exército e 100 da Polícia Militar. Na conversa pelo telefone, Nelson Jobim pediu para que José Sarney e os outros 24 membros da comissão representativa votem com urgência a favor do projeto.
Além dos 800 militares pedidos pelo Governo Federal, outros 3.500 homens serão enviados ao Haiti por decisão do Conselho de Segurança da ONU com o mesmo propósito de controle da segurança da população. Entre eles, 2.000 soldados do Exército e 1.500 policiais se unirão aos 9.100 militares já presentes em Porto Príncipe.
Sobre a calamidade, o número oficial de mortos ainda não foi confirmado. Fontes ligadas a ONU falam em 100 mil vítimas, mas o Haiti já estima que o número passe dos 200 mil, sendo 21 brasileiros, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores.
Confira a relação de nomes dos senadores que votarão o projeto de envio dos 800 militares ao Haiti:
Senadores
José Sarney (PMDB-AP)
João Ribeiro (PR-TO)
Aloizio Mercadante (PT-SP)
Valdir Raupp (PMDB-RO)
Adelmir Santana (DEM-DF)
Eduardo Azeredo (PSDB-MG)
Epitácio Cafeteira (PTB-MA)
Cristovam Buarque (PDT-DF).
Deputados
Dr. Paulo César (PR-RJ)
Edio Lopes (PMDB-RR)
Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG)
Mauro Benevides (PMDB-CE)
Odair Cunha (PT-MG)
Paes Landim (PTB-PI
Pedro Chaves (PMDB-GO)
Reginaldo Lopes (PT-MG)
Rubens Otoni (PT-GO)
Virgílio Guimarães (PT-MG)
Arnaldo Jardim (PPS-SP)
Eduardo Gomes (PSDB-TO)
Guilherme Campos (DEM-SP)
Leonardo Vilela (PSDB-GO)
Marcos Montes (DEM-MG)
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
Sarney Filho (PV-MA)