Mundo

Embrapa entrega ao governo brasileiro imagens de satélite do Haiti após terremoto

postado em 20/01/2010 17:30
São Paulo - Imagens de satélite de alta resolução do Haiti, produzidas pela Embrapa Monitoramento por Satélite, de Campinas, interior paulista, foram entregues ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início desta semana. As imagens foram captadas um dia depois do terremoto que destruiu o país e foram solicitadas pela presidência da República em caráter de urgência.

A documentação está sendo usada para que as autoridades brasileiras avaliem os impactos do terremoto e tracem as estratégias de segurança e de ajuda humanitária necessárias ao país.

Segundo o pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite Evaristo de Miranda, o órgão atua fornecendo imagens do Haiti para auxiliar a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), chefiada pelo Brasil desde 2004.

;Depois do terremoto, o presidente Lula solicitou as imagens para saber qual era a situação real do Haiti. As imagens foram encaminhadas também para o Ministério da Defesa e para o gabinete de crise, instituído pelo governo para coordenar a ajuda ao país.;

As imagens foram apresentadas também ao embaixador do Haiti em Brasília, Idalbert Pierre-Jean, que encaminhou cópias dos documentos ao presidente do Haiti, René Préval.

Miranda explicou que as imagens foram feitas pelo satélite Geo-Eye-1 com definição de 50 centímetros, o que permite ver detalhes do que aconteceu nas áreas urbanas, terminais e portos, telecomunicações e em instalações e partes de infraestrutura do país. Todas as imagens vêm em pares, com o antes e o depois do terremoto.

;Dessa forma pode-se definir as melhores áreas para onde a ajuda deve ser enviada mais urgentemente e onde há áreas livres e adequadas para receber doações, distribuir ajuda e implantar campos de refugiados ou de assistência sanitária, além de locais para enterrar os mortos.;

A Embrapa Monitoramento por Satélite continuará enviando as imagens de outros locais para o governo. ;A demanda existe todos os dias e com motivos reservados às autoridades do governo.;

Miranda disse que a Embrapa está bem equipada em termos de equipamentos. ;Mas teremos recursos extras para adquirir mais satélites;, completou.

A Embrapa Monitoramento por Satélite já conta atualmente com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para atuar no projeto de Monitoramento Orbital das Obras do PAC e de seus impactos.

Miranda informou ainda que até o final desta semana parte das imagens estarão disponíveis no site da Embrapa para que organizações da sociedade civil e outros órgãos que estejam prestando ajuda ao país tenham acesso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação