Agência France-Presse
postado em 21/01/2010 10:29
Pela primeira vez em 30 anos, os Estados Unidos autorizaram o trânsito por seu território de um avião militar de Taiwan com ajuda para os flagelados do terremoto no Haiti. A autorização foi concedida pelos EUA sem consultar a China antes.
Este avião com carga com ajuda para o Haiti fez uma escala no território norte-americnao, segundo o Instituto Americano em Taiwan, organismo que faz as vezes de embaixada dos Estados Unidos.
Consultado se as autoridades americanas haviam discutido esta delicada questão com a China antes de dar a autorizaçao, Christopher Kavanagh, funcionário desse instituito, disse que não foi necessário, já que a aprovação foi dada por motivos humanitários.
A China, que considera que Taiwan faz parte de seu território, em geral reage mal ante contatos militares e outras relações oficiais entre a ilha e qualquer país, especialmente os Estados Unidos.
O jornal Daily News, com sede em Taipé, informou que o avião em questão se trata de um C-130 da força aérea da ilha.
É a primeira vez que um avião militar de Taiwan transita pelo território americano desde que, em 1979, os Estados Unidos reconheceram diplomaticamente Pequim ao invés de Taipé, segundo o jornal.
Os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores de Taiwan não quiseram comentar o fato.