Mundo

EUA pedem ao Paquistão que acelere operações contra bastiões talibãs

Agência France-Presse
postado em 21/01/2010 15:51

ISLAMABAD - O secretário americano da Defesa, Robert Gates, pediu nesta quinta-feira (21) ao Paquistão que acelere as operações contra feudos talibãs na fronteira com o Afeganistão, mas Islamadad respondeu que precisava tempo para abrir uma nova frente.

O chefe do Pentágono, em visita a Islamabad até sexta-feira, declarou que pedirá ao Paquistão detalhes sobre seus planos para ampliar a ofensiva contra os talibãs.

"Perguntarei, simplesmente, que planos têm" para o Waziristão do Norte, um dos feudos tribais dos talibãs aliados da Al-Qaeda.

Os grupos islamitas que reivindicam pertencerem a Al-Qaeda no Afeganistão e Paquistão tentam "desestabilizar não apenas o Afeganistão, mas também o Paquistão e, potencialmente, o conjunto da região, provocando talvez um conflito entre Índia e Paquistão, mediante atos de provocação", já havia advertido Gates quarta-feira em Nova Délhi, onde iniciou a viagem pela região.

O exército paquistanês já assegurou que precisará entre seis meses e um ano para pacificar o Waziristão do Sul - onde realiza uma ampla ofensiva há três meses - e abrir uma nova frente militar no Waziristão do Norte, como solicita Gates.

"Necessitaremos entre seis meses e um ano para estabilizar completamente o Waziristão do Sul", declarou à imprensa o porta-voz do exército, general Athar Abbas, durante a visita de Gates a Islamabad.

Este distrito tribal é feudo do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), aliado da Al Qaeda, e responsável pela maioria dos atentados que causaram 3.000 mortos em todo o país nos últimos 30 meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação