Mundo

Judeu ortodoxo que orava causa pânico em avião nos EUA

Agência France-Presse
postado em 21/01/2010 16:50

NOVA YORK - Um judeu ortodoxo que orava com amuletos tradicionais - filactérios (no judaísmo, par de pequenas caixas de couro usadas ritualmente, amarradas ao braço e à testa por correias, também de couro, e que contêm trechos das Escrituras) - causou pânico nesta quinta-feira a bordo de um avião nos Estados Unidos.

Temendo um atentado terrorista, o avião foi desviado e obrigado a aterrissar na Filadelfia. "Houve um mal-entendido entre a tripulação e um passageiro religioso que levava objetos de culto e rezava em voz alta", disse à AFP uma fonte dos serviços de segurança.

O avião da Chautauqua Airlines, que opera para a US Airways e outras companhias aéreas americanas, decolou pela manhã do aeroporto La Guardia em Nova York com destino a Louisville (Kentucky).

Depois de o avião decolar, o passageiro religioso começou a pôr no corpo os amuletos. "A tripulação considerou que suas ações e esses objetos eram suspeitos e decidiu desviar o avião para a Filadelfia", disse a fonte dos serviços de segurança.

A situação tornou-se mais complicada em vista de o passageiro não conseguir se comunicar em inglês. "Havia uma barreira da língua, ele rezava em voz alta usando esses objetos", disse a fonte, que pediu para não ser identificada.

Finalmente a tripulação decidiu desviar o vôo. O avião aterrissou às 08:50 (hora local) na Filadelfia, onde foi constatado que se tratava de um mal-entendido. "O passageiro foi interrogado", disse Greg Soule, da Administração de Segurança no transporte. "Não foi encontrado nada suspeito no avião", falou.

O porta-voz da US Airways, Morgan Dunnant, explicou que o incidente não teve consequências. "O avião pousou na Filadelfia e os passageiros e a tripulação voltaram ao terminal e foram distribuídos por outros voos", disse Dunnant.

Desde a tentatativa de atentado frustrada no Natal em um voo da Northwest Airlines com destino a Detroit, em que um jovem nigeriano confessou ligações com a rede Al Qaeda e foi detido, após tentar explodir artefatos que levava na cueca, os serviços de segurança americanos estão em estado de alerta permanente.

O medo de um novo atentado causou desde então vários incidentes, frutos de mal-entendidos; entre eles, os casos de um passageiro que transportava mel na mala ou de um jovem que passou pelas barreiras de segurança do aeroporto de Newark (Nova Jersey) para beijar a namorada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação