Mundo

Ex-funcionário do Pentágono condenado por espionar para a China

Agência France-Presse
postado em 22/01/2010 17:00

WASHINGTON - Um ex-funcionário do Pentágono foi condenado nesta sexta-feira a três anos de prisão, acusado de trabalhar como espião para a China, informou o Departamento de Justiça.

A sentença contra o tenente-coronel da Força Aérea James Wilbur Fondren será acrescida ainda por dois anos de liberdade condicional, acrescentou o Departamento de Justiça.

Segundo a promotoria, Fondren, de 62 anos, entregou "certos documentos do Departamento de Defesa e outra informação" a um cidadão taiwanês naturalizado norte-americano, Tai Shen Kuo, de novembro de 2004 a fevereiro de 2008.

"Fondren era consciente de que Kuo mantinha uma relação próxima com um oficial da República Popular da China", acrescentou o Departamento de Justiça.

Fondren, ex-subdiretor da Oficina em Washington do Comando do Pacífico, foi preso em maio e acusado de conspirar para oferecer informação classificada como secreta a um agente chinês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação