Mundo

Risco de tremores secundários no Haiti é alto nos próximos 30 dias

Agência France-Presse
postado em 22/01/2010 17:34

WASHINGTON - O risco de tremores secundários no Haiti nos próximos 30 dias é alto, segundo o Instituto Geológico Norte-Americano (USGS), que em suas últimas estimativas avaliou em 25% a chance de ocorrerem movimentos de 6 graus durante esse período.

O terremoto devastador que assolou Porto Príncipe dia 12 de janeiro e que deixou ao menos 75 mil mortos foi de magnitude 7.

Todos os tremores secundários com intensidade maior que 5 podem provocar novos danos, segundo informações publicadas nesta quinta-feira à noite no site.

O USGS estima em menos de 3% o risco de que ocorram um ou mais tremores de intensidade 7 durante os próximos dias, mas avalia em 90% a chance de tremores secundários de magnitude 5 ou maiores durante o próximo mês.

"Tremores secundários ao terremoto do dia 12 de janeiro continuarão ocorrendo durante meses ou anos na região afetada, mas sua frequência vai diminuir com o tempo", informou o USGS, que também adverte que "movimentos de terra destruidores podem ocorrer nos próximos meses".

O Haiti sofreu cerca de 50 tremores secundários desde o do dia 12 de janeiro, o mais forte deles na última quarta-feira, com 5,9 graus de intensidade.

A falha que provocou o terremoto em Porto Príncipe faz parte de uma área geologicamente ativa situada entre as placas da América do Norte e do Caribe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação