Agência France-Presse
postado em 25/01/2010 14:57
Dezenas de estudantes venezuelanos se manifestaram nesta segunda-feira (25/01) para protestar contra a medida que tirou do ar a rede RCTV, punida na véspera por não ter transmitido os dois últimos discursos oficiais do presidente Hugo Chávez.
[SAIBAMAIS]Os estudantes bloquearam os acessos de várias universidades, entre elas a de Monteavila, onde foram dispersados com balas de chumbo e bombas de gás lacrimogêneo, informou a imprensa local.
"Os estudantes não vão mais tolerar a falta de respeito do governo", avisou Roderick Navarro, um líder estudantil da Universidade Central da Venezuela.
A RCTV e outras cinco emissoras foram retiradas do ar domingo pelas operadoras de TV a cabo em virtude de uma nova lei que obriga as redes de TV "nacionais" (as que têm pelo menos 30% de programas venezuelanos em sua programação), tanto abertas como a cabo, a transmitir as intervenções de Chávez.
O governo considera a RCTV uma rede "nacional", mas a emissora rejeita este rótulo.
A RCTV se tornou uma TV a cabo em 2007, quando teve a licença cassada por ter apoiado uma tentativa de golpe de Estado contra Chávez. Desde então, a emissora instalou sua sede em Miami, na Flórida (sudeste dos EUA) e passou a se chamar RCTV International.
A rede deixou de difundir dois discursos de Chávez, um na sexta e outro no sábado.