Mundo

Morales anuncia novas regras para a imprensa e meios de comunicação na Bolívia

postado em 25/01/2010 17:49
Mal tomou posse para o segundo mandato, o presidente reeleito da Bolívia, Evo Morales, renomeou os comandantes das Forças Armadas e da Polícia e anunciou que vai regularizar o trabalho da imprensa no país. Com a regularização, disse Morales, a imprensa atuará de acordo com a Nova Constituição.

O presidente, que tomou posse sexta-feira (22), reclamou dos relatos de escândalos baseados em falsas notícias e disse os jornalistas têm de se educar para poder atuar.

A iniciativa de Morales ocorre na mesma semana que em que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mandou suspender os sinais de transmissão de seis emissoras de televisão, incluindo uma rede independente ; a RCTV. Segundo o governo venezuelano, as emissoras transgrediram a legislação. Porém, a suspensão da RCTV foi decidida depois que a emissora não transmitiu a íntegra do discurso de Chávez, sábado (23) à noite.

Sem mencionar a polêmica na Venezuela, Morales apenas anunciou que vai estabelecer uma nova ordem para os meios de comunicação e a atuação da imprensa na Bolívia. Ele afirmou que os princípios básicos da Nova Constituição, promulgada no ano passado, têm de ser respeitados. As informações são da imprensa estatal argentina.

;Não roubar, não mentir, nem ser frouxo;, disse Morales, repetindo a frase em quechua (idioma da maioria dos indígenas bolivianos): ;Ama sua, ama llula, ama quella;. O presidente enfatizou que são estes os princípios que guiam a Nova Constituição da Bolívia. A ideia é que os jornalistas passem a se ;educar; a partir da nova regularização. ;Não façam escândalos com base em mentiras;, acrescentou.

;Temos que começar a nos educar, se quisermos que a imprensa seja outro controle social;, reiterou Morales. Para ele, a conduta em curso é incorreta. ;Deveríamos ter uma nova conduta, em vez de mentir, e educar melhor o povo;, completou.

Para comandar as Forças Armadas, Morales nomeou o general Ramiro de La Fuente Bloch. Para a Polícia, foi escolhido Óscar Nina Fernández. Eles já estão nos postos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação