Agência France-Presse
postado em 30/01/2010 14:28
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, seria capaz de agredir militarmente a Colômbia porque está encurralado e pode apelar para o patriotismo para unir o país, afirmou o escritor peruano Mario Vargas Llosa.
[SAIBAMAIS]"Acho que ele é capaz de tudo porque está encurrulado, na defensiva, e precisa voltar a criar a ilusão de uma unidade nacional que não existe na Venezuela", assegurou Vargas Llosa ao ser indagado sobre um eventual conflito armado entre a Venezuela e a Colômbia.
"Não se pode descartar que cometa a insensatez de um ato agressivo para, apelando ao patriotismo, tentar unir seu país que visivelmente está dividido entre partidários e opositores que, acredito, são maioria".
O escritor peruano acusou o presidente venezuelano de ser "um ditador em potencial, que, como todos os ditadores, acredita ser dono da verdade absoluta".
"Ele não está disposto a aceitar a possibilidade do erro em que se mantém, então jamais vai debater a verdade com quem não pensa como ele", acrescentou.
Em maio passsado, Vargas Llosa desafiou Chávez a manter um debate cara a cara depois que o presidente convidou o escritor e outros intelectuais latino-americanos a debater como pensadores "revolucionários e socialistas".