Agência France-Presse
postado em 03/02/2010 09:13
Pelo menos 20 pessoas, em sua maioria insurgentes islamitas, morreram na terça-feira (2/02) em um grande ataque com aviões teleguiados americanos no noroeste do Paquistão, reduto dos talibãs e da Al-Qaeda no noroeste do Paquistão, anunciaram as autoridades locais.
Testemunhas e fontes governamentais e militares afirmaram ter contado até 10 aviões e a explosão de pelo menos 18 mísseis em um ataque concentrado durante quase uma hora.
A operação teve como alvo os esconderijos e campos de treinamento dos insurgentes nas imediações de Dattajel, zona extremamente afastada e montanhosa do distrito tribal do Waziristão do Norte, na fronteira com o Afeganistão.
Fontes militares em Peshawar, capital da Província do Noroeste, confirmaram o balanço de pelo menos 20 mortes, mas os números dos ataques nas zonas afastadas e totalmente nas mãos dos talibãs paquistaneses aliados da Al-Qaeda são impossíveis de verificar com fontes independentes.
Nas últimas semanas, a CIA e o Exército americano presentes no Afeganistão intensificaram consideravelmente os ataques com aviões teleguiados nas zonas tribais do noroeste do Paquistão.