Agência France-Presse
postado em 03/02/2010 15:06
Os candidatos democratas e republicanos que disputarão o posto de senador pelo Illinois (norte), que o presidente Barack Obama deixou vago, foram designados na terça-feira (2/02) durante a primeira primária para as eleições legislativas de metade de mandato em novembro.
[SAIBAMAIS]Mark Kirk, membro da Câmara dos Representantes, ganhou a primária republicana.
Alexi Giannoulias, atual tesoureiro do Estado, aceitou no mesmo dia a indicação do Partido Democrata.
Os candidatos têm dez meses para fazer campanha. Segundo uma pesquisa recente, o democrata Alexi Giannoulias tem vantagem sobre o seu rival Kirk.
Illinois é historicamente um bastião democrata. Nas eleições presidenciais de 2008, Obama superou com folga o seu adversário republicano John McCain nesse estado.
No entanto, os republicanos consideram que são capazes de repetir o golpe de sorte que permitiu que um de seus membros, Scott Brown, ficasse com o posto do senador democrata Ted Kennedy, um ícone da esquerda norte-americana, durante as eleições parciais para o Senado de 19 de janeiro.
Já os democratas devem defender no Senado os antigos assentos do vice-presidente Joe Biden, em Delaware (leste), e de Hillary Clinton, em Nova York (nordeste).
Desde 1900, os postos que foram deixados vagos no Senado por presidentes ou vice-presidentes depois de sua eleição foram obtidos pelos partidos de oposição em cinco oportunidades de um total de dez disputas.