Mundo

Chávez reúne defensores em manifestação que ocupou as principais ruas de Caracas

postado em 04/02/2010 19:03
Uma semana depois de ser alvo de protestos nas principais cidades venezuelanas, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, levou nesta quinta-feira (4/02) centenas de manifestantes favoráveis ao governo para as ruas. De pé, em um veículo militar, Chávez comandou a manifestação que comemora os 18 anos do movimento que ele liderou contra o ex-presidente Carlos Andrés Pérez.

[SAIBAMAIS]Pérez que governou o país em duas etapas, a segunda de 1989 a 1993, e é apontado como um dos principais adversários políticos de Chávez.

A data de hoje é chamada de ;Dia da Dignidade; por Chávez e seus correligionários, pois houve uma reação à política econômica adotada por Pérez, que era baseada em plano de austeridade. A manifestação ocorre na semana seguinte à série de protestos que tomou conta das principais cidades da Venezuela. De Caracas, os estudantes universitários lideraram as manifestações contra as supostas ameaças do governo Chávez de reprimir a liberdade de expressão no país.

Oficialmente, duas pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas. A série de protestos agrava a tensão política interna provocada por baixas no governo e pela crise de desabastecimento de energia. Na semana passada, o vice-presidente, os ministros e até o presidente do Banco Central renunciaram aos cargos.

As manifestações foram deflagradas depois de o governo ter determinado a suspensão dos sinais de seis canais de televisão. Houve conflitos entre manifestantes e policiais. O estopim para a onda de manifestações foi a suspensão do sinal da emissora independente RCTV, que é apontada como uma das mais populares do país.

Segundo as autoridades venezuelanas, as emissoras não cumpriram as regras para a transmissão de sua programação. Mas os diretores dos canais de TV negam a acusação. No caso da RCTV, a emissora não teria transmitido a íntegra de um discurso do presidente da República.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação