Agência France-Presse
postado em 05/02/2010 18:01
A restauração do Coliseu de Roma, o monumento mais famoso da capital italiana, será concluída em 2011, data do 150º aniverário da Unificação da Itália - o processo histórico que levou à união de diversos Estados no século XIX.
[SAIBAMAIS]"Para as comemorações vamos finalizar a restauração do Coliseu e cuidar da iluminação do Fórum Romano", explicou o funcionário do ministério da Cultura, Francesco Giro.
O Fórum Romano será iluminado no dia 21 de abril de 2011 como uma homenagem ao nascimento de Roma.
Segundo a lenda, Romulo e Remo, que foram amamentados por uma loba, fundaram a Cidade Eterna no dia 21 de abril de 753 a.C.
As autoridades da capital, juntamente com o ministério da Cultura, consideram uma prioridade terminar a restauração do Coliseu, um dos locais mais visitados do mundo e exemplo da imponente arquitetura romana.
"Estamos trabalhando para obter fundos internacionais para financiar as obras", explicou Giro.
O Coliseu fica próximo ao Fórum Romano, considerado o coração da cidade e o ponto de partida para o desenvolvimento da antiga civilização há mais de dois mil anos.
A área conta com importantes ruínas de edifícios públicos, monumentos sagrados, palácios, o célebre Senado e os chamados Fóruns Imperiais.
Os arquitetos do regime de Benito Mussolini, no início do século XX, retiraram a maior parte dos sedimentos medievais e barrocos e construíram uma estrada entre os Fóruns Imperiais e o Fórum central.