Agência France-Presse
postado em 07/02/2010 10:12
O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, ordenou neste domingo (7/2) o início da produção de urânio altamente enriquecido, diante da falta de acordo para a troca de combustível nuclear com as grandes potências, acusadas de "brincar" com o Irã nas negociações.Ahmadinejad fez o anúncio poucos dias depois de ter afirmado que o Irã não teria problemas para aceitar um eventual intercâmbio. "Eu afirmei: demos de dois a três meses e, se não estiverem de acordo, começaremos nós mesmos a produzir urânio altamente enriquecido", declarou Ahmadinejad na inauguração de uma exposição dedicada à tecnologia laser.
"Também dissemos recentemente: vamos fazer uma troca (de urânio iraniano levemente enriquecido por combustível enriquecido a 20% pelas grandes potências), mas somos capazes de produzir urânio a 20%", explicou o presidente iraniano. "Mas começaram a brincar conosco, apesar de terem enviado mensagens de que queriam encontrar uma solução", completou.
[SAIBAMAIS]No sábado (6/2), o presidente do Parlamento iraniano, Ali Laridjani (ligado ao Guia Supremo da República, o aiatolá Ali Khamenei, notoriamente contrário ao acordo), endureceu o tom ao acusar os ocidentais de "enganar o Irã" para "roubar o urânio enriquecido".
Vários países ocidentais acusam o Irã de tentar produzir armamento nuclear sob o pretexto de um programa nuclear civil, o que Teerã nega.