Agência France-Presse
postado em 07/02/2010 11:26
Uma ampla operação militar em preparação no sul do Afeganistão pretende mostrar aos insurgentes que o governo de Cabul amplia o controle do território, afirmou o comandante das forças internacionais no país, general Stanley McChrystal.Milhares de tropas afegãs e soldados da Otan preparam a grande operação na província de Helmand, reduto da insurgência. "Esta operação enviará um sinal forte, segundo o qual o governo afegão estende seu controle em termos de segurança", declarou o general, que comanda os 113.000 soldados das tropas internacionais no Afeganistão.
A região citada é uma das principais produtoras mundiais de ópio, uma das grandes fontes de financiamento dos talibãs. O general disse ainda que dentro do programa de reconciliação proposto pelo presidente Hamid Karzai, com uma política de mão aberta aos insurgentes arrependidos, a operação planejada não é apenas militar.
"Será uma operação militar e civil, já que o que vai mudar não é apenas o nível de segurança, mas também a governabilidade da região", disse McChrystal, que fez questão de destacar que a operação é dirigida pelo Afeganistão.