Agência France-Presse
postado em 07/02/2010 11:28
DUBAI - O canal via satélite Al-Jazeera exibiu neste domingo (7/2) um vídeo no qual o dirigente de Hamas Mahmud al-Mabhuh, assassinado recentemente em Dubai, relata seu papel no sequestro e morte de dois militares israelenses durante a primeira Intifada. O canal não informou a data de gravação do vídeo, no qual Mabhuh, morto em 20 de janeiro em um hotel de Dubai, aparece encapuzado.No vídeo, Mabhuh conta que durante a primeira Intifada (dezembro de 1987-1993) planejou a morte de militares na Faixa de Gaza. Ele conta detalhes da primeira operação, em 15 de fevereiro de 1989, na qual se disfarçou de judeu eligioso, assim como vários colegas, para sequestrar o soldado Avi Sasportas, que foi assassinado e enterrado na Faixa de Gaza.
O segundo soldado, Ilan Saadon, foi sequestrado em 3 de maio de 1989 ao sul de Tel Aviv e levado para a Faixa de Gaza, onde também foi assassinado. O corpo de Sasportas foi encontrado em abril de 1989, e o de Saadon sete anos depois.
O líder do Hamas afirma que foi preso e torturado em várias ocasiões a partir de 1987 por seu papel na Intifada e no transporte de armas para a Faixa de Gaza.
O Hamas acusou Israel de ter assassinado Mahmud al-Mabhuh, de 50 anos, um dos fundadores de seu braço armado. O chefe de polícia de Dubai afirmou que emitirá uma ordem de prisão contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, caso se confirma que o Mossad foi responsável pelo assassinato.