WASHINGTON - O sistema de defesa antimísseis que os Estados Unidos estão construindo na Europa não estão direcionados para a Rússia e sim visam à ameaça do Irã, reafirmou nesta terça-feira (9) o porta-voz da diplomacia norte-americana.
"A arquitetura de defesa antimísseis que se constroi na Europa não visa à Rússia e sim a ameaça emergente do Irã", garantiu Philip Crowley, consultado pela AFP. "Continuamos debatendo meios de cooperar com a Rússia sobre a defesa antimísseis", acrescentou Crowley.
Anteriormente, o chefe do Estado-Maior russo, Nikolai Makarov, citado pelas agências de notícias, afirmou que o sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos está dirigido contra a Rússia, apesar de Washington afirmar o contrário.
"O desenvolvimento e instalação de defesas antimísseis estão dirigidos contra a Federação Russa", afirmou o general Makarov, citado pelas agências de notícias russas.
"Apesar das afirmações dos governos ocidentais de que é apenas para ;garantir nossa segurança;, esse não é o caso", acrescentou.