Agência France-Presse
postado em 10/02/2010 19:04
Um soldado israelense foi morto a facadas por um policial palestino nesta quarta-feira (10/2) perto de Nablus, no norte da Cisjordânia, informaram fontes israelenses e palestinas. Trata-se do primeiro israelense morto no conflito israelense-palestino desde o início deste ano. Segundo um comunicado emitido pelo Exército de Israel, o agressor, que foi detido, é um policial palestino.
Uma fonte dos serviços de segurança palestinos identificou o homem como Mohammed al-Khatib, um oficial de polícia palestino que mora perto de Jenin, no norte da Cisjordânia. "Um terrorista palestino feriu com uma arma branca um homem que estava sentado em seu carro e parado no sinal vermelho" ao sul da cidade de Nablus, declarou um porta-voz militar.
A vítima, atingida no peito, é um sargento druso do exército israelense, destacou. Os drusos, muitos dos quais servem no exército, são uma minoria árabe de Israel. O soldado tentou fugir, mas desmaiou no volante, e o jipe capotou. Ele foi levado de emergência para um hospital de Jerusalém, onde foi declarado morto, acrescentou o porta-voz.
O agressor foi detido depois de ser atropelado pelo carro de um oficial de segurança civil de um assentamento judeu vizinho que o perseguiu, informou o exército em comunicado. O homem está levemente ferido. O primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, condenou o assassinato do soldado israelense.