Mundo

Dez repressores da última ditadura argentina são presos

Agência France-Presse
postado em 11/02/2010 17:32
Dez suboficiais reformados do Exército foram detidos nas províncias argentinas de Neuquén, Río Negro (ambas no sul) e Buenos Aires, acusados de cometer crimes contra a humanidade durante a última ditadura (1976-83), informou nesta quinta-feira uma fonte judicial.

Os dez repressores foram detidos entre quarta e quinta-feira por ordem de um juiz federal que investiga os crimes e torturas cometidos contra opositores no centro clandestino de detenção conhecido como "La Escuelita", que ficava localizado na cidade de Bahía Blanca (685 km ao sul).

Oito dos militares reformados foram presos em Neuquén, um foi detido na cidade turística de Bariloche (Río Negro) e outro foi preso na cidade de Villa Domínico, informou a Polícia aeroportuária encarregada das operações. A justiça argentina realiza vários julgamentos por crimes contra a humanidade contra responsáveis pelos campos de concentração montados durante a ditadura. Cerca de 30.000 opositores foram assassinados durante o regime militar, segundo organizações humanitárias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação