Mundo

Chávez saúda Ahmadinejad no aniversário da Revolucão Islâmica

Agência France-Presse
postado em 11/02/2010 17:56
O presidente venezuelano Hugo Chávez saudou nesta quinta-feira o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad pelo 31; aniversário da República Islâmica e defendeu o "desenvolvimento energético" impulsionado pelo governo de Teerã.

"Daqui enviamos um cumprimento solidário ao presidente Mahmud Ahmadinejad e ao povo iraniano, à Revolução Islâmica", disse Chávez durante um programa de seu Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), transmitido pela rede de televisão oficial VTV.

O presidente disse que enviou uma "carta de felicitações" a Ahmadinejad e compartilhou com seus simpatizantes as primeiras linhas da mensagem.

"Receba um fraternal cumprimento bolivariano com o querido povo do Irã em nossos corações. Em nome do povo da Venezuela quero estender uma afetuosa saudação pelas comemorações do 31; aniversário da Revolução Islâmica", leu Chávez.

"A Venezuela entende claramente a luta do Irã porque é a mesma luta pela nossa soberania. É preciso seguir repelindo a pretensão do imperialismo ianque de impedir o desenvolvimento econômico e energético do Irã", disse, em referência aos planos nucleares que Teerã está desenvolvendo.

Nesta quinta-feira, Ahmadinejad voltou a desafiar o ocidente com seus planos de enriquecimento de urânio em um ato oficial em que foi negado o acesso aos líderes opositores, enquanto ocorriam enfrentamentos isolados entre as forças de segurança e os seguidores da oposição.

No dia 11 de fevereiro o Irã comemora o fim do regime de Xá Mohammad Reza Pahlevi em 1979 e o início da Revolução Islâmica pelo aiatolá Ruhollah Khomeini.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação