Agência France-Presse
postado em 12/02/2010 10:10
O Eurostar não preparou de maneira adequada seus trens para o inverno e os planos de emergência foram insuficientes para uma situação de emergência, concluiu a comissão de investigação sobre as falhas da companhia ferroviária em dezembro, em um relatório publicado nesta sexta-feira (12/02) em Londres.
[SAIBAMAIS]A comissão foi estabelecida pela própria companhia depois dos incidentes que bloquearam mais de 2 mil passageiros no túnel sob o Canal da Mancha na madrugada de 19 de dezembro.
Segundo a investigação, os problemas devidos às avarias ligadas à tempestade de neve se deram porque "os trens da Eurostar não receberam preparação suficiente para suportar as condições de inverno, e que deverão ter revisados os procedimentos de manutenção".
Na noite de 18 para 19 de dezembro, em pleno começo das férias de Natal, cinco trens Eurostar com destino a Paris ou Bruxelas ficaram bloqueados no túnel que une o Reino Unido ao norte da França abaixo do Canal da Mancha. Mais de 2 mil pessoas levaram 16 horas para realizar uma viagem que geralmente dura duas horas e meia.