Agência France-Presse
postado em 13/02/2010 20:56
O governo americano autorizou neste sábado (13/02) a expansão da aliança entre as companhias aéreas British Airways e a American Airlines, recomendando concessões mínimas para que a transação não afete a concorrência nos voos transatlânticos."O departamento de Transporte propôs conceder a imunidade antitrust à American Airlines e quatro sócias estrangeiras para formar uma aliança mundial", afirma o comunicado oficial.
Se a proposta for levada adiante, a American e seus sócios da aliança Oneworld - Iberia Airlines, British Airways, Finnair e Royal Jordanian Airlines - "poderão gerenciar operações internacionais e mercados transatlânticos de forma mais coordenada", afirma o texto.
O departamento reconhece que essa imunidade pode prejudicar a concorrência nas rotas entre os Estados Unidos e o aeroporto Heathrow de Londres, por isso o departamento recomenda concessões mínimas para que as companhias não sejam afetadas.
O departamento de Justiça dos Estados Unidos determinou no ano passado que uma aliança entre a British Airways e a American Airlines levaria a concorrência a sofrer prejuízos e, em função disso, determinou que o acordo tenha algumas restrições.