Mundo

Brasil acredita firmar acordo de livre comércio UE-Mercosul em maio

Agência France-Presse
postado em 15/02/2010 12:40
MADRI - O ministro de Relações Exteriores Celso Amorim declarou nesta segunda-feira que é possível que o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul seja firmado durante a cúpula ministerial de maio, em Madri.

"Creio que é possível. Não sei se será o acordo final, mas acredito que podemos desenvolver um que possa ser fechado, que não seja simplesmente uma declaração política durante a reunião em Madri", declarou Amorim em uma coletiva de imprensa na capital espanhola.

Amorim se referia ao acordo de liberalização comercial entre ambos os blocos, que começou a ser negociado em 2000. As conversas estão atualmente paradas e ambas as partes querem retomá-las nesse semestre para tentar concluí-lo.

O chanceler fez estas declarações em uma coletiva de imprensa após uma reunião ministerial UE-Brasil com o ministro espanhol de Relações Exteriores, Miguel Angel Moratinos e a alta representante de Política Exterior europeia, Catherine Asthon.

A presidência da UE, atualmente nas mãos da Espanha, indicou há algumas semanas que seu objetivo era firmar um acordo durante a conferência de Madri entre a União Europeia, América Latina e Caribe, mas Moratinos disse nesta segunda-feira que é preciso, antes de tudo, reiniciá-lo, e só se for possível, finalizá-lo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação