postado em 15/02/2010 14:17
Rússia e França negaram nesta segunda-feira a existência de uma nova proposta sobre o intercâmbio de urânio com o Irã, desmentindo declarações do chefe da agência nuclear iraniana Ali Akbar Salehi."Salehi deve saber que a única proposta válida é a apresentada pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) no mês de outubro passado, e que, até hoje, não recebeu nenhuma resposta satisfatória", disse Bernard Valero, porta-voz do ministério francês das Relações Exteriores.
"Depois da decisão do Irã de produzir urânio enriquecido a 20%, uma nova proposta foi apresentada por Rússia, França e Estados Unidos, e a estamos examinando", havia declarado Salehi mais cedo.
O Irã começou no dia 9 de fevereiro a enriquecer urânio a 20% em sua usina de Natanz (centro), apesar dos protestos das potências ocidentais que suspeitam de que a República Islâmica queira dotar-se de arma nuclear, amparando-se em seu programa nuclear civil.
Em outubro, a AIEA apresentou ao Irã uma proposta para enriquecer no exterior 1.200 kg de seu urânio fracamente enriquecido, que seriam, depois utilizados em seu reator de Teerã. O Irã não aceitou esta oferta, propondo alternativas diferentes.