Agência France-Presse
postado em 15/02/2010 18:13
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, fez um apelo nesta segunda-feira em Moscou pela adoção de "sanções que causem danos" ao Irã, enquanto a Rússia deu mostras de sua impaciência em relação a Teerã e a seu polêmico programa nuclear.
Netanyahu se encontrou com o presidente russo, Dimitri Medvedev - mas este, ao contrário do premiê israelense, não mencionou o Irã em público.
"Eu destaquei a posição de Israel. O que precisamos são sanções que causem danos e tenham impacto sobre o regime, sanções duras que atinjam de maneira convincente a indústria petroleira", declarou o primeiro-ministro à imprensa depois de se reunir com Medvedev.
"O presidente russo expressou sua compreensão total sobre os assuntos que nos preocupam", destacou Netanyahu, indicando que o encontro foi "excelente, muito caloroso".
O primeiro-ministro israelense se reunirá na terça-feira com seu par russo, Vladimir Putin. A Rússia endureceu sua postura em relação ao Irã depois da decisão anunciada na semana passada pelo regime dos aiatolás de iniciar seu próprio enriquecimento de urânio a 20%.