Agência France-Presse
postado em 15/02/2010 19:16
Os Estados Unidos desmentiram nesta segunda-feira que uma nova proposta tenha sido apresentada ao Irã sobre seu programa de enriquecimento de urânio, como havia afirmado um alto funcionário do governo iraniano.
"Não há nenhuma proposta sobre a mesa", disse à AFP o porta-voz do conselho de Segurança Nacional americano, Michael Hammer, depois que Rússia e França também desmentiram as declarações iranianas.
Horas antes, nesta segunda-feira, o chefe da agência nuclear iraniana, Ali Akbar Salehi, anunciou que Teerã estudava uma nova proposta de Moscou, Paris e Washington acerca do comércio de urânio enriquecido.
"Após a decisão do Irã de produzir urânio enriquecido a 20%, uma nova proposta foi apresentada por Rússia, França e Estados Unidos, e estamos examinando-a", indicou Salehi, citado pela agência de informações iraniana Irna.
Além disso, acrescentou, o Irã deixaria de "enriquecer urânio (a 20%) se todas as condições exigidas por Teerã para o comércio de urânio fossem respeitadas". No dia 9 de fevereiro, o Irã começou a enriquecer urânio a 20% em sua usina de Natanz, apesar dos protestos das potências ocidentais