Agência France-Presse
postado em 15/02/2010 19:46
Os ministros das Finanças da Zona do Euro designaram nesta segunda-feira à noite o presidente do Banco Central português, Vitor Constancio, para ser vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), segundo uma fonte europeia.
Essa escolha parece deixar o caminho livre para que seu colega alemão Axel Weber substitua em 2011 o francês Jean-Claude Trichet na Presidência. O mandato do atual vice-presidente do BCE, o grego Grec Lucas Papademos, expira no final de maio e o de Trichet termina em outubro de 2011.
É comum que haja um certo equilíbrio entre os países do norte e os do sul na atribuição dos postos europeus. Quando Papademos deixar seu posto, os Estados meridionais poderão reivindicar uma representação maior. O outro candidato oficioso à Presidência do BCE é o italiano Mario Draghi.
A escolha de Constancio deve ser confirmada na terça-feira durante uma reunião de ministros das Finanças da União Europeia, mas isso não passará de uma mera formalidade, já que só podem votar os países que adotaram o euro. A proposta dos ministros passará depois para os chefes de Estado e de governo para a sua adoção formal na cúpula de março.