Mundo

Ahmadinejad: grandes potências vão se arrepender se impuserem sanções ao Irã

Agência France-Presse
postado em 16/02/2010 13:39
O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad advertiu nesta terça-feira que a resposta do Irã a eventuais sanções internacionais por seu programa nuclear será de tal magnitude que as grandes potências as lamentarão, mas ao mesmo tempo declarou estar disposto a fazer com elas um intercâmbio de seu urânio por combustível nuclear.

"Se alguém tentar criar problemas ao Irã, nossa resposta não será como as do passado. Essa resposta fará com que eles se arrependam" de terem aprovado sanções, advertiu o presidente em um coletiva de imprensa.

Mas, ao mesmo tempo, Ahmadinejad afirmou que "a negociação de um intercâmbio de combustível ainda não está fechada".

"Estamos dispostos a trocar, até com os Estados Unidos. Eles podem nos fornecer urânio enriquecido a 20% e pagaremos, se desejarem, ou daremos nosso combustível enriquecido a 3,5%", afirmou Ahmadinejad.

"Mas o intercâmbio precisa ser simultâneo e colocaremos nosso urânio sob supervisão da Agência (Internacional de Energia Atômica, AIEA)", acrescentou, sem informar se a troca seria feita no Irã, como exigem outras autoridades do país há vários meses.

"Não insistimos" em enriquecer urânio a 20% "ainda que tenhamos capacidade de fazê-lo. Mas se eles não nos derem, a situação pode mudar", respondeu o presidente, ao ser perguntado se o país poderia enriquecer urânio a 20%.

A secretária do Departamento americano de Estado, Hillary Clinton, afirmou no domingo em Doha que os Estados Unidos estão preparando com seus aliados novas sanções para pressionar o Irã e obrigá-lo a renunciar às suas "decisões provocativas" sobre o programa nuclear.

Ahmadinejad ordenou no dia 7 de fevereiro o início da produção de urânio enriquecido a 20%, devido à falta de acordo para um intercâmbio de combustível nuclear com as grandes potências.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação