Agência France-Presse
postado em 16/02/2010 15:40
Os talibãs convidaram nesta terça-feira os jornalistas a irem a Marjah (sul do Afeganistão) para "ver com seus próprios olhos" quem controla a região, no momento em que a Otan efetua uma vasta ofensiva contra or insurgentes.
Em uma mensagem de correio eletrônico recebida pela AFP, os talibãs convidam "todos os meios de comunicação independentes do mundo a enviarem seus repórteres a Marjah".
Segundo os talibãs, os jornalistas poderão dessa forma "ver a situação com seus próprios olhos e transmitir os fatos ao público" para "mostrar quem controla a região".
Os talibãs não dizem explicitamente se aceitarão que jornalistas acompanhem seus combatentes durante os combates nos quais enfrentam as tropas internacionais e o Exército afegão.
Atualmente, vários jornalistas ocidentais, incluindo da AFP, cobrem a ofensiva, acompanhando principalmente unidades do Exército afegão ou marines norte-americanos. Por razões de segurança, é muito difícil ir a Marjah por meios próprios e cobrir a ofensiva do lado dos talibãs.