Agência France-Presse
postado em 16/02/2010 16:35
Os barcos que atravessarem águas argentinas com destino às Ilhas Malvinas deverão ter uma autorização prévia das autoridades da Argentina, informou nesta terça-feira o chefe de Gabinete, Aníbal Fernández.
"Qualquer embarcação que quiser transitar entre portos localizados na Argentina continental e portos localizados nas Ilhas Malvinas ou atravessar águas jurisdicionais argentinas em direção a estes últimos" terá que pedir permissão prévia ao governo argentino, disse Fernández, ao divulgar um decreto assinado nesta terça-feira pela presidente Cristina Kirchner.
O decreto especifica que terão que ser declaradas as mercadorias que forem transportadas "de forma direta ou indireta" entre portos da Argentina e das Malvinas, arquipélago do Atlântico sul cuja disputa pela soberania desencadeou uma guerra com a Grã-Bretanha em 1982.
A medida argentina é uma resposta à autorização dada pela Grã-Bretanha para o início da exploração de petróleo na bacia das Malvinas, ocupadas pelos britânicos desde 1833.