Agência France-Presse
postado em 17/02/2010 15:11
Dezenas de pessoas homenagearam nesta quarta-feira (17/2) na Geórgia a Nodar Kumaritashvili, o atleta do luge vítima de um acidente trágico que deixou de luto atletas, organizadores e o público dos Jogos Olímpicos de Vancouver. O caixão de Kumaritashvili, repatriado nesta quarta-feira, foi transportado coberto com uma bandeira georgiana para a casa da família da vítima, em Bakuriani, cidade situada 180 km a oeste de Tbilisi, constatou um jornalista da AFP.Muito emocionada, a mãe de Kumaritashvili, Dodo, andava atrás do caixão amparada por parentes e amigos. À frente da casa, o pai do atleta, David, afirmou que seu filho não foi responsável pelo acidente. "Não foi culpa de Nodar. Tudo estava bem até essa curva. Ele tinha treinado antes nessa pista e a curva o preocupava (...). Ele dizia que era muito difícil passar por ela", declarou aos jornalistas.
O atleta morreu após a segunda sessão de treinamentos do dia 12 de fevereiro, pouco antes da cerimônia de abertura dos Jogos. Ele perdeu o controle de seu trenó ao se aproximar da última curva, onde a velocidade pode chegar aos 140 km/h. Os organizadores do evento e a Federação Internacional de Luge (FIL) concluiram que a pista não apresentava irregularidade alguma.
Os especialistas constataram que Kumaritashvilir tinha "entrado muito antes na curva n;16 e, mesmo que tenha tentado corrigir sua trajetória, ele perdeu o controle do seu luge, o que provocou o trágico acidente", segundo um comunicado divulgado pouco após a tragédia.
O caixão de Nodar Kumaritashvili, que havia deixado o Canadá na segunda-feira, chegou ao aeroporto de Tbilisi nesta quarta-feira de manhã. Ela foi carregado por membros da guarda de honra, antes de ser apresentado à família. Muitos jovens, com bandeiras georgianas e velas nas mãos, enfrentaram o frio para homenagear o atleta próximo ao aeroporto. "Sua morte é uma grande perda, não somente para a Geórgia, mas para o mundo do esporte. Perdemos um bom amigo e um grande atleta", disse Lévon, um jovem vindo de Bakuriani. "Isso nos deixou muito tristes. Que repouse em paz", declarou Guiorgi Asanidze, deputado do Parlamento georgiano e campeão olímpico de halterofilismo.
As autoridades georgianas decidiram que uma pista de luge será construída em Bakuriani, cidade de cerca de 1.500 habitantes, e batizada com o nome Nodar Kumaritashvili.