Agência France-Presse
postado em 18/02/2010 09:07
Cartazes com elogios a Stalin por ter liderado a vitória soviética contra a Alemanha nazista surgiram em Moscou como parte das celebrações russas do 65º aniversário do fim da II Guerra Mundial.
Grupos de defesa dos direitos humanos criticaram a campanha publicitária que, segundo autoridades de Moscou, foi adotada a pedido de grupos de veteranos.
"Vamos protestar por todos os meios possíveis", declarou Lyudmila Alexeyeva, diretora do Grupo de Helsinque em Moscou, à agência Interfax.
"Os que desejam colocar fotos de Stalin em Moscou gostariam do retorno ao terror estatal da época stalinista", disse.
Lev Ponomariov, líder do Movimento para os Direitos Humanos, disse que a campanha de publicitária provocará protestos. "A publicidade que glorifica Stalin é inaceitável", declaroui.
Joseph Stalin, que morreu em 1953, enviou milhões de pessoas ao Gulag, um brutal sistema de prisões, e colocou em prática uma desastrosa campanha para coletivizar a agricultura, o que provocou uma grande fome no país.
Apesar de tudo isto, Stalin ainda é admirado por muitos russos, em grande parte pelo papel de líder da União Soviética na vitória contra a Alemanha nazista, em 1945, fato que a Rússia celebra todo 9 de maio com desfiles militares.