Mundo

Bento XVI anuncia canonização de fundadora da Congregação Filhas de Jesus

Agência France-Presse
postado em 19/02/2010 16:55
A religiosa espanhola, fundadora da Congregação Filhas de Jesus, Cándida María de Jesús Cipitria y Barriola, será canonizada no dia 17 de outubro, anunciou nesta sexta-feira (19/2) o Papa Bento XVI. A religiosa havia sido beatificada em maio de 1996 por João Paulo II, para quem era "um exemplo do serviço" a Deus. Cándida Cipitria nasceu em 1845 em Guipúzcoa (País Basco, norte da Espanha) e morreu em 1912 em Salamanca (oeste).

Também serão canonizados em outubro a religiosa australiana Mary MacKillop, fundadora da ordem das Irmãs de São José do Sagrado Coração, e o Irmão André, do Oratório Saint-Joseph de Quebec, Canadá. Mary MacKillop (1842-1909) se converterá na primeira santa australiana. Ela foi uma religiosa rebelde que enfrentou a hierarquia católica, tendo sido, no entanto, considerada pioneira em matéria de educação em seu país natal.

A devoção ao Irmão André, ou Alfred Bessette (1845-1937), conhecido por seus dons de cura, é muito popular nos Estados Unidos e no Canadá. A Austrália congratulou-se, de imediato, com esta "magnífica homenagem a uma excepcional australiana, uma gigante da educação", segundo o embaixador australiano na Santa Sé, Tim Fischer.

Outras três canonizações foram também anunciadas: as do sacerdote polonês Stanislas Soltys (1433-1489) e de duas religiosas italianas - Giulia Salzano (1846-1929), fundadora do Sacratissimo Cuore di Gesu, e a franciscana Camilla Battista Varanno (1458-1524).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação