Mundo

Afegão aceita se declarar culpado por vínculos com Al-Qaeda nos EUA

Agência France-Presse
postado em 22/02/2010 15:25
O afegão Najibullah Zazi, acusado de ter vínculos com a Al-Qaeda e de fazer parte de uma conspiração para cometer atentados nos Estados Unidos, aceitou se declarar culpado nesta segunda-feira (22/2), informou um tribunal dos Estados Unidos.

Zazi, de 24 anos, que decidiu cooperar com as autoridades, oficializará sua declaração de culpabilidade em um tribunal federal do Brooklyn presidido pelo juiz Raymond Dearie, que havia apresentado acusações contra o suspeito. ;Antecipamos que será apresentada uma declaração de culpa", disse à AFP uma fonte do tribunal, que preferiu não se identificar.

Zazi viveu 10 anos em Nova York antes de se mudar para Denver (Colorado), onde trabalhava como motorista do serviço de ônibus do aeroporto local. Os fiscais o acusaram de ter recebido treinamento da Al-Qaeda no Paquistão e de ter adquirido material para fabricar uma bomba que seria detonada em Nova York, para onde ele viajou no dia 10 de setembro.

Zazi ainda foi suspeito de conspirar para utilizar "uma ou mais armas de destruição em massa, especialmente bombas e outros artefatos explosivos, contra pessoas ou propriedades nos Estados Unidos".

O afegão e seu pai, Mohamed Zazi, de 53 anos, foram incriminados originalmente em um tribunal de Denver por falso testemunho em um assunto vinculado ao terrorismo internacional e nacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação