Mundo

Presidentes de América Latina e Caribe criam novo bloco regional sem EUA

Agência France-Presse
postado em 23/02/2010 13:47
Os países de América Latina e Caribe reunidos em Cancún, leste do México, aprovaram nesta terça-feira (23/02) a criação de um novo bloco regional, sem os Estados Unidos, cujo estatuto será definido em Caracas em 2011, disse o presidente do México, Felipe Calderón.

[SAIBAMAIS]Este novo grupo "deverá, prioritariamente, impulsionar a integração regional com o objetivo de promover nosso desenvolvimento sustentável, de impulsionar a agenda regional em fóruns globais, e de ter um posicionamento melhor frente aos acontecimentos relevantes mundiais", disse Calderón ao ler parte da declaração final.

A criação do novo bloco "é de transcendência histórica. Cuba considera que estão dadas as condições para se avançar com rapidez na constituição de uma organização regional puramente latino-americana e caribenha", indicou o líder cubano Raúl Castro, durante a sua participação na chamada ;Cúpula da Unidade; da região, realizada no México.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação