Mundo

Gibi do Super-Homem é vendido por um milhão de dólares

Agência France-Presse
postado em 23/02/2010 15:26
Um exemplar da primeira história em quadrinhos do Super-Homem, publicada em 1938, foi leiloado na segunda-feira em Nova York pelo preço recorde de um milhão de dólares, informou o site especializado ComicConnect.com.

A revista "Action Comics N;1", que valia 10 centavos de dólar em junho de 1938, mostra o homem de aço levantando com seus braços um carro verde e arremessando-o contra uma rocha, enquanto os transeuntes fogem assustados.

O recorde anterior para um gibi havia sido alcançado em março do ano passado por um exemplar idêntico, mas em pior estado de conservação, que foi vendido por 317.000 dólares. "Este exemplar pertenceu a um colecionador particular por mais de 15 anos, e foi adquirido por outro particular", explicou o comunicado. O vendedor também havia comprado a revista em um leilão, por 150.000 dólares.

"É o Santo Graal dos gibis", declarou Stephen Fishler, especialista em quadrinhos e fundador da metropoliscomics.com. "Antes da Action Comics N;1, os homens não voavam e os super-heróis não existiam".

Uma centena de exemplares da "Action Comics N;1" ainda estão em circulação, mas apenas dois - entre eles o que foi leiloado na segunda-feira - estão em bom estado, de acordo com o site.

O Super-Homem, com seus superpoderes, seu traje azul e capa vermelha, foi imaginado por dois adolescentes americanos, Jerry Siegel e Joe Shuster, nasidos em Cleveland (Ohio, norte).

Segundo "Overstreet Price Guide to Comic Books", guia de avaliação de gibis antigos, o "Action Comics N;1" lidera a lista de obras mais procuradas, seguida pela "Detective Comics N; 27", de 1939, que marca a primeira aparição de Batman.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação