Agência France-Presse
postado em 23/02/2010 15:29
O presidente da Comissão Europeia disse esperar nesta terça-feira (23/2) que as negociações comerciais entre Mercosul e União Europeia (UE) sejam retomadas na cúpula de Madri de maio, e o presidente do governo espanhol reconheceu as dificuldades para se chegar a um acordo a respeito.O presidente da Comissão, José Manuel Durão Barroso, mencionou em uma entrevista coletiva à imprensa concedida em Madri a "grande prioridade" atribuída pela União Europeia (UE) e pela Espanha à cúpula da União com a América Latina e o Caribe em maio em Madri.
"Espero que nessa cúpula possamos concluir os acordos com a América Central e com a Comunidade Andina, e espero também que possamos lançar as negociações de um acordo com o Mercosul", declarou.
[SAIBAMAIS]Trata-se dos acordos de livre comércio (TLC) que os europeus negociam atualmente com a América Central, os países andinos e o Mercosul. A UE já tem Tratados de Livre Comércio com México e Chile.
O acordo de liberalização comercial entre a UE e o Mercosul começou a ser negociado em 2000, mas as discussões estão estagnadas desde 2004 e ambas as partes querem retomá-las durante este semestre para tentar chegar a sua conclusão.
O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, também falou da "grande prioridade" que a UE atribui aos "acordos com a América Latina na cúpula que será realizada em Madri".
São "acordos econômicos com a América Central, com a Comunidade Andina e com o Mercosul: este último é o que vai exigir maior esforço", reconheceu.
A Presidência da UE, que está com a Espanha durante este semestre, habvia indicado a princípio que seu objetivo era concluir o acordo durante a cúpula de Madri, mas depois reduziu as expectativas e indicou que o objetivo é retomá-las.