Agência France-Presse
postado em 23/02/2010 19:52
Cerca de 30 parlamentares americanos, entre democratas e republicanos, apresentaram nesta terça-feira (23/2) um projeto de lei que retira a proibição de viagens de cidadãos dos Estados Unidos a Cuba e facilita as trocas comerciais com a ilha comunista.Ao ser aprovado, o texto proibiria o presidente dos EUA de impedir que seus compatriotas viajassem a Cuba, como ocorre atualmente.
Por enquanto, apenas cubano-americanos são autorizados a viajar a seu país de origem, submetido a um embargo pelos EUA desde 1962. Todos os demais americanos precisam de uma autorização prévia e podem ser condenados a pagar uma multa se não a possuírem.
O projeto de lei também propõe facilitar as exportações de produtos agrícolas entre os EUA e Cuba, autorizando Havana a pagar diretamente aos produtores americanos.
Desde o ano 2000, agricultores e laboratórios farmacêuticos dos EUA podem vender seus produtos a Cuba, mas o governo de Raúl Castro precisa pagar suas importações à vista e através de instituições financeiras de um terceiro país. A mercadoria não pode ser transportada por navios cubanos.