Mundo

Lula inaugura obras de modernização do porto Mariel em Cuba

Agência France-Presse
postado em 24/02/2010 20:07
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta quarta-feira (24/2) obras no porto de Mariel, 50 km a oeste de Havana, de onde saíram 125 mil cubanos em 1980 e em cuja modernização o governo brasileiro investe 300 milhões de dólares.

Segundo um porta-voz da delegação brasileira, Lula percorreu com o presidente cubano, Raúl Castro, o porto de águas profundas localizado na costa norte, que pretende substituir o de Havana como o principal da Ilha através do projeto financiado pelo Brasil

Após chegar na noite de terça-feira a Havana vindo do México, onde participou da Conferência do Grupo do Rio, Lula iniciou em Mariel sua intensa agenda, que incluiu ainda um encontro com Fidel Castro e reuniões com seu irmão e atual governante, Raúl.

Os trabalhos são realizados por uma empresa brasileira, que primeiro vai construir uma estrada que dará acesso ao porto, depois uma linha férrea e posteriormente atuará na dragagem do porto, construindo diques, armazéns e outras obras.

A modernização do Mariel, que custará 600 milhões de dólares no total, permitirá que embarcações muito grandes para o porto de Havana atraquem ali.

O porto traz para os cubanos uma lembrança dramática. Marca o início de um fluxo contínuo e caótico de imigração, que provocou muitas tensões entre Cuba e Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação