Mundo

Dois ex-comandantes da Marinha e Aeronáutica são libertados na Turquia

Agência France-Presse
postado em 25/02/2010 16:50
Os ex-comandantes da Marinha e da Força Aérea turca, Ozden Ornek e Ibrahim Firtina, foram libertados nesta quinta-feira (25/2) por ordem do Ministério Público após serem ouvidos sobre a suposta conspiração para derrubar o governo conservador islâmico em 2003, segundo a imprensa. Os dois funcionários de alta patente figuravam entre os 50 militares detidos na segunda-feira.

O tribunal de Istambul responsável pela investigação mantém cerca de 20 suspeitos em prisão preventiva. Os governantes civis e militares turcos se comprometeram nesta quinta-feira a resolver com "base constitucional" a crise desencadeada com a prisão dos militares nesta semana.

"Os cidadãos devem se convencer de que os assuntos atuais serão resolvidos em uma decisão constitucional e em virtude das leis", explicou um comunicado divulgado pela presidência ao fim do encontro entre o presidente Abdullah Gul, o primeiro-ministro Recep Tayip Erdogan e o chefe do Estado-Maior, o general Ilker Basbug.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação