Mundo

Colômbia anuncia morte de líder das Farc que controlava o tráfico de drogas

postado em 25/02/2010 18:07
Brasília ; O governo da Colômbia confirmou nesta quinta-feira (25/2) que um dos principais líderes das Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) foi morto. O líder do grupo Frente 48, Angel Gabriel Lozada, conhecido como "Edgar Tovar", foi morto durante uma operação da Polícia Nacional e da Força Aérea, no dia 20 de janeiro. A ação ocorreu na aldeia de Las Lomas del Putumayo. Tovar era apontado como o responsável pelo controle do tráfico de drogas da guerrilha.

A confirmação sobre a morte do líder das Farc demorou porque houve exames de DNA para garantir segurança na identificação.

O ministro da Defesa da Colômbia, Gabriel Silva, descreveu em detalhes qual era o papel de Tovar à frente das ações na região. ;Controlar a produção de cocaína, a exportação via [Oceano] Pacífico e garantir a logística fornecendo o [esquema para o] tráfico de armas para as frentes sul e leste das Farc;, disse ele.

Desde que assumiu o governo, em 2002, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, deflagrou uma série de ofensivas contra as Farc. Uma das ações levou ao estremecimento das relações diplomáticas com o Equador. O presidente equatoriano, Rafael Correa, rompeu com Uribe por ele ter ordenado o bombardeio de um acampamento das Farc ; na fronteira entre Equador e Colômbia, em 2008.

A operação de bombardeio na região equatoriana provocou a morte do segundo líder na hierarquia das Farc, Raúl Reyes. Equador e Colômbia buscam reatar as relações. Mas os governos mantêm inúmeras divergências.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação