Agência France-Presse
postado em 26/02/2010 11:53
Pelo menos 24 pessoas morreram na quinta-feira (25/2) à noite em um tumulto próximo à mais antiga mesquita de Tombouctou, no noroeste do Mali, onde uma multidão de fiéis entrou em pânico, segundo fontes hospitalares e policiais.
[SAIBAMAIS]"Dezesseis corpos" foram levados para o hospital de Tombouctou e 55 pessoas ficaram feridas, indicou uma fonte hospitalar.
Enquanto isso, segundo uma fonte policial, "pelo menos outros oito corpos passaram pelo necrotério" do hospital de Tombouctou. Esses mortos teriam sido enterrados rapidamente, seguindo a tradição muçulmana.
A tragédia ocorreu nas imediações da mais antiga mesquita de Tombouctou, a mesquita de Djinguereber, atualmente em obras.
"As pessoas caminhavam ao redor da mesquita. É um ritual da festa do Mulud (nascimento do profeta) e houve um tumulto impressionante", declarou uma testemunha, Mohamed Banyugu, consultado por telefone.
Um funcionário da Prefeitura de Tombouctou, que não quis se identificar, disse que o tumulto ocorreu devido ao fechamento de uma passagem da mesquita por causa das obras, o que gerou uma grande aglomeração.