Mundo

Tsunami mata no Chile, mas poupa Havaí, Austrália e Polinésia

Agência France-Presse
postado em 28/02/2010 01:00

Santiago ; O tsunami provocado pelo terremoto de 8,8 graus de magnitude que abalou o Chile neste sábado não afetou diversas áreas colocadas em alerta no Oceano Pacífico, incluindo Havaí, Califórnia, Austrália, Filipinas e Polinésia. Essas regiões foram atingidas apenas por pequenas ondas.

Na Austrália, as autoridades registraram uma elevação do nível do mar de apenas "alguns centímetros". No Havaí, houve um aumento do nível do mar de menos de um metro (três pés). Na Califórnia, o fenômeno foi mínimo.

Na Polinésia, o arquipélago das Marquesas (nordeste) foi atingido por uma série de ondas de quase dois metros, mas, exceto por danos menores em barcos, não ocorreram maiores problemas. O mar recuou cerca de 15 metros entre uma onda e outra, segundo um funcionário local.

As ilhas de Tahiti e Moorea, onde vive a maior parte da população polinésia, foram atingidas por ondas de menos de 50 centímetros, do mesmo modo que as ilhas Gambier.

O alerta de tsunami permanecia na manhã deste domingo (local) para o Japão, onde as autoridades advertiam a população para ondas de até três metros de altura.

"Um tsunami de até três metros pode atingir o litoral japonês do Pacífico", declarou à imprensa um funcionário da agência sismológica, Yasuo Sekita, prevendo a pior situação no norte e nordeste da grande ilha de Honshu, nas zonas de Aomori, Iwate e Miyagi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação