Mundo

Regime iraniano proíbe publicação do principal jornal reformista

Agência France-Presse
postado em 01/03/2010 15:23

TEERÃ - As autoridades iranianas proibiram até nova ordem a publicação do principal jornal reformista, Etemad, e de uma revista semanal controlada pela família do líder opositor Mehdi Karubi, informou nesta segunda-feira a agência oficial Isna. "A comissão de vigilância da imprensa proibiu Etemad (Confiança) e transferiu o processo à justiça por violações reiteradas", afirma a agência.

A mesma instância retirou a licença do semanário Iran dokht (A filha do Irã), propriedade da esposa e de um filho de Karubi, por "não conformidade com a lei de imprensa", acrescenta Isna.

Foram fechadas muitas publicações que apoiam o movimento reformista, sobretudo desde a polêmica reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad no dia 12 de junho de 2009.

Sua eleição desencadeou um movimento de protesto popular que terminou com milhares de pessoas presas. A maioria delas foi solta, mas ainda há centenas nas prisões, principalmente jornalistas, ativistas de direitos humanos e líderes reformistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação