No Brasil, os temas que dominarão as conversas vão desde a posição do Brasil em apoiar o programa nuclear do Irã - em oposição ao defendido pelos Estados Unidos que lideram um movimento de sanção ao país do Oriente Médio por suspeita de produção de armas nucleares ; até a venda de 36 aviões caças e as relações bilaterais com Cuba, Venezuela, Bolívia e Honduras.
De Brasília, Hillary irá para São Paulo onde se reúne com empresários de vários setores. Atualmente, o Brasil e os Estados Unidos travam uma disputa comercial sob orientação da Organização Mundial do Comércio (OMC). O governo brasileiro prepara para divulgação no próximo dia 8 uma lista dos produtos norte-americanos que deverão ser retaliados em decorrência dos elevados subsídios cobrados pelos Estados Unidos ao algodão oriundo do Brasil.
Antes de chegar ao Brasil, Hillary passou hoje (1;) pelo Uruguai, quando participou da cerimônia de posse do novo presidente José ;Pepe; Mujica. Em seguida, a secretária planejava ir para o Chile, que foi parcialmente atingido por um terremoto no último sábado (27) com 8,8 de magnitude na escala Richter ; o mais grave dos últimos 50 anos. Ainda não há confirmação se ela manterá a viagem.
A última etapa da viagem de Hillary Clinton à América Latina será na Costa Rica e Guatemala. Está previsto que ela se reúna com os líderes da América Central para uma série de discussões sobre temas comuns.